quinta-feira, 11 de agosto de 2016

O MATRIMÔNIO CRISTÃO

“Santo Agostinho enumera como bens ou fins do matrimônio: proles, fides, sacramentum. O bem da prole é a sua geração e educação; o bem da fidelidade consiste na mútua e exclusiva doação dos corpos e das almas; o bem do sacramento é o vínculo indissolúvel que une os cônjuges, como símbolo e representação do vínculo que une Cristo com a sua Esposa, a Igreja (Ef. 5, 22)
S. Tomás, comentando essa definição, põe a si mesmo a seguinte objeção: em vez de fidelidade, não se deveria por amor, uma vez que a união de Cristo com a Igreja, que o matrimônio simboliza e imita, se realiza pelo amor? E responde que, por sacramento, se devem entender “todas as coisas que pertencem ao matrimônio, porquanto ele é o sinal da união de Cristo com a Igreja”. (Suppl. 3, quest. 48, art. 2, ad 4). De fato. O matrimonio representaria a união – toda amor – de Cristo com a Igreja, se não incluísse o amor como elemento essencial? Hino grandioso ao matrimônio cantou Pio XI na celebre encíclica “Casti Connubi”.
____________________________

__ Padre Paulo BANNWARTH. A trilogia sexo-amor-matrimônio na nova moral, Hora Presente – Ano IV – Novembro/1972 - n. 13, p. 217.

Nenhum comentário:

Postar um comentário