sexta-feira, 21 de outubro de 2016

A NOITE COM DEUS

Jorge de Lima*

Que canseira tremenda neste fim de tarde! Nem vontade de nenhum alimento nem de nenhuma distração a não ser o desejo de ficar a noite, toda esta longa noite convosco, Cristo Rei! A noite vem e os homens vão dormir mais uma vez e as noites serão cada vez menos, até a noite da Eternidade. A caminho da morte as noites vão, vão, vão! O silencio foi feito para a noite e a vigília na noite põe o homem mais próximo de Deus. Há pássaros que vivem de noite, há frutos que amaduram de noite, há flores que só dão de noite, há cantos que só se ouvem de noite. Cristo Rei que encheis o silencio e o espaço da noite e que estais comigo em todas as horas da noite e fechais os olhos dos que vão dormir e que vão morrer durante esta noite, Cristo Rei ficai comigo dentro de minha noite. Os que vão sem destino e sem poiso na escuridão e os que vão pelos cais, pelas ruas desertas, os que caem na sombra, os doentes sem cura precisam vos encontrar nesta noite longa, Cristo Rei, precisam vos encontrar nos seus leitos de morte, nas suas vielas, nas suas quedas da noite. A noite mansa desce como uma fronte cansada. Cristo Rei amparai a minha fronte cansada dos pesadelos da vida, das angustias da hora, da inquietação dos dias dos homens! Cristo Rei iluminai a escuridão de meu espírito, enchei totalmente o espaço imenso que a iniquidade do mundo põe no cérebro de todos os seres inquietos dentro da noite longa. Não terei medo junto de meu Rei! Há lobos lá fora! Cristo Rei não me abandoneis dentro da noite longa.
___________________

*In. Revista A Ordem, n. 83, 1937, p. 88.

Nenhum comentário:

Postar um comentário